segunda-feira, 24 de maio de 2010

Hipertexto unid II ativ I

Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs
Tutora: Maria Madalena Pereira da Silva
Cursista: Maria do Socorro Rodrigues Barros Eckert
O que é hipertexto
O hipertexto é um texto que nos permite fazer uma leitura mais ampla, fugindo um pouco do cotidiano das leituras tradicionais . ou seja ler e pesquisar ao mesmo tempo.
Segundo pesquisa feita na wikipédia, hipertexto é um termo que remete a um texto um formato digital, ao qual agrega- se outros conjuntos de informações na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências especificas denominadas hiperlinks, ou simplismente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens têm a função de interconectar os diversos conjunto de informações, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal. De acordo com Burke(2004) e Chartier(2002) as primeiras manifestações hipertextuais ocorrem nos séculos XVI e XVII através de manuscritos e marginalia.
A primeira descrição apareceu em 1945, quando Vannevar Bush publicou na The Atlantic Monthly, “ As We May Think”, um ensaio no qual descrevia o dispositivo “Memex”. Neste Artigo, a principal crítica de Bush era aos sistemas de armazenamento de informações da época, que funcionava através de ordenações lineares, hierarquicas, fazendo com que o individuo que quisesse recuperar uma informção tivesse que percorrer catálogos ordenados alfabetica ou numericamente ou então através classes e sub-classes. Segundo Bush , o pensamento humano não funciona de maneira linear, mas sim através de associações e era assim que ele propunha o funcionamento do Memex.
As principais caracteristica do Hipertexto são: Intertextualidade; Velocidade; Precisão; Dinamismo; Interatividade; Acessibilidade; Estrutura em rede; transitoriedade; Organização multilinear ; além de outras que você vai descobrindo com o uso do texto.
Hipertexto usado na sala de aula abre um leque de sugestões para que o aluno possa produzir textos em escalas diferenciadas em todas as diciplina e utilizando a internet como fonte de pesquisa. Eu já conhecia este recurso apenas para uso próprio, sem teoria fundamentada. Pesquisei mais no intuito de aprofundar meus conhecimentos, aprendi, gostei muito! agora irei repassar para meus alunos.

Blog Colegas - Navegue as inovações

http://portuguestecnologia.blogspot.com/

http://flavioamemuito.blospot.com

http://anaidestintinha.blogspot.com/

http://marlieteeducadora.blogspot.com/

http://marrymill.blogspot.com/

http://hosanabarbosa44.blogspot.com/

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Atividades do Curso Ensinando e apredendo com TIC

Curso Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TICs
Tutora: Maria Madalena Pereira da Silva
Cursista: Maria do Socorro Rodrigues Barros Eckert

Atividade 1. Quem sou como Professor e Aprendiz


Eu Maria do Socorro, considero-me uma professora que está aberto as inovações, observando que todos nos temos dificuldade para dar abertura ao novo. Acredito que as ferramentas tecnológicas vieram para nos dar um grande suporte, mas temos que saber usá-las não esquecendo que existem vários outros recursos, por exemplo a biblioteca e, também a trocar de experiências desde a infância até a fase adulta essa reciprocidade do dar e receber ensinamentos e um dos aspectos que enquanto professor/aluno procuro sempre colocar em prática.
Minha didática de trabalho é embasada na especulação e na troca, dando um tempo para que esse aluno busque só ou em grupo descobrir o que? porque? do que está sendo estudado. Sempre que necessário estou revendo minhas ações, procuro fazer reflexões sobre minha postura profissional, avaliando da forma mais coerente, o que realmente precisa ser mudado e que é necessário acontecer. Não vejo nada de complicado, tomar esse tipo de atitude, sei que como o ser humano é de natureza mostrar resistência a mudanças, mas particularmente não tenho essa dificuldade. Porem quando elas são impostas, ou seja, de forma autoritária por parte da equipe gestora, as mesmas geram um ambiente desconfortável.
Meu maior desafio em relação aos alunos e a comunidade escolar no que diz respeito ao processo de ensino aprendizagem, é que todos possam diante das grandes inovações educacionais ter acesso ao conhecimento de maneira prazerosa e que seja utilizada no cotidiano de forma significativa.

Minhas atividade

Capacitação para Tutores- Aluno Integrado

Iniciou-se dia 20 de maio o processo de formação dos tutores do Programa Aluno Integrado. A formação irá até dia 21 de maio. O curso está sendo ministrado por Gilberto Soares Martins do DTI de Palmas e monitorado pela professora multiplicadora do NTE Madalena

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida.
Há duas formas para viver a sua vida:
Uma é acreditar que não existe milagre.
A outra é acreditar que todas as coisas são um milagre.
Fernando Pessoa